* Roda de conversa sobre o final de semana e registrá-lo em folha, acolhida.
* Cantar com os alunos a música “o sapo não lava o pé”, sempre que aparecer a palavra sapo trocar pelo nome de um educando.
* Através da contagem oral na chamada, ver quantos alunos estão presentes e quantos faltaram, no calendário contar quantos dias ficamos em casa e quantos dias falta para acabar o mês.
* Momento livre de brincadeiras no parque.
* Mostrar o crachá, ler o nome e entrega-lo ao educando para que ele copie o seu nome e o seu símbolo.
* Na roda de conversa questionar os alunos quais suas preferências na alimentação, nas brincadeiras, animais, brinquedos etc..
* Marcar no cartaz o nome dos aniversariantes do mês de fevereiro e março.
Fazer o contorno da mão usando caneta e colorir depois.
* Observar o cartaz com os nomes dos educandos que será fixo (chamada).
Fazer a leitura do poema.
(Pedro Bandeira)
NOME DA GENTE
EU NÃO GOSTO DO MEU
NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.
O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.
FOI MEU PAI QUEM
DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.
QUANDO EU TIVER UM
FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
*
Após
a leitura na roda de conversa questionar os educandos.NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
Qual a letrinha inicial do seu nome?
Existe apenas esta letrinha?
De quantas letrinhas seu nome é
formado?
*
Colar
pedaços de papel picado na inicial do seu nome.Brincadeira no pátio “Vamos passear no bosque?” Trocar a palavra Lobo pelo nome do aluno.
* Brincadeiras: Caixinha dos nomes (A canoa virou).
* Atividade: Escreva seu nome, conte quantas letras há nele e represente esta quantidade colando e.v.a picado.
* Fazer o seu autorretrato observando as semelhanças e as diferenças entre você e seu amigo do lado, depois pinte com tinta.
* Brincadeiras livres no parque.
* Pesquisa sobre o significado do nome de cada educando.
* Modelar com massinha as letras do seu nome.
* Recorte de revista a figura de uma criança que tenha alguma característica semelhante à sua e cole-a abaixo.
* Pinte a letra que você aprendeu no alfabetário.
Fazer a leitura oral dos números através do calendário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário