domingo, 11 de março de 2012

NOMES

ATIVIDADES COM NOMES
*        Roda de conversa sobre o final de semana e registrá-lo em folha, acolhida.
*        Cantar com os alunos a música “o sapo não lava o pé”, sempre que aparecer a palavra sapo trocar pelo nome de um educando.
*        Através da contagem oral na chamada, ver  quantos alunos estão presentes e quantos faltaram,  no calendário contar quantos dias ficamos  em casa e quantos dias falta para acabar o mês.
*        Momento livre de brincadeiras no parque.
*        Mostrar o crachá, ler o nome e entrega-lo ao educando para que ele copie o seu nome e o seu símbolo.
*        Na roda de conversa questionar os alunos quais suas preferências na alimentação, nas brincadeiras, animais, brinquedos etc..
*        Marcar no cartaz o nome dos aniversariantes do mês de fevereiro e março.
Fazer o contorno da mão usando caneta e colorir depois.
*        Observar o cartaz com os nomes dos educandos que será fixo (chamada).

Fazer a leitura do poema. (Pedro Bandeira)

NOME DA GENTE

EU NÃO GOSTO DO MEU NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.

O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.

FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.

QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
*        Após a leitura na roda de conversa questionar os educandos.

Qual a letrinha inicial do seu nome?

Existe apenas esta letrinha?

De quantas letrinhas seu nome é formado?
*        Colar pedaços de papel picado na inicial do seu nome.
Brincadeira no pátio “Vamos passear no bosque?” Trocar a palavra Lobo pelo nome do aluno.
*        Brincadeiras: Caixinha dos nomes (A canoa virou).
*        Atividade: Escreva seu nome, conte quantas letras há nele e represente esta quantidade colando e.v.a picado.
*        Fazer o seu autorretrato observando as semelhanças e as diferenças entre você e seu amigo do lado, depois pinte com tinta.
*        Brincadeiras livres no parque.
*        Pesquisa sobre o significado do nome de cada educando.
*        Modelar com massinha as letras do seu nome.
*        Recorte de revista a figura de uma criança que tenha alguma característica semelhante à sua e cole-a abaixo.
*        Pinte a letra que você aprendeu no alfabetário.
Fazer a leitura oral dos números através do calendário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário